CORONAVÍRUS: EXAME DE PCR PARA COVID-19

A variedade de exames para diagnóstico da COVID-19 pode gerar dúvidas sobre qual é mais assertivo, o tempo que deve esperar para realizá-lo e quais as principais diferenças entre eles. Se você está com sintomas e quer saber se Está com COVID-19 respondemos abaixo as principais perguntas e mostramos o passo a passo para agendar o teste de PCR para COVID-19.
 

O QUE É PCR PARA COVID-19 E PARA QUE SERVE ESSE EXAME?

RT-PCR é o teste molecular padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19. Detecta o material genético do vírus SARS-CoV-2 em amostra de nasofaringe colhida através de swab. É indicado no início do quadro clínico, entre o 1º e 10º dia de sintomas.

Também pode ser indicado para indivíduos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas e necessitam investigar se estão infectados. Rastreia assintomáticos, inclusive para pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.

PRECISO DE PEDIDO MÉDICO PARA AGENDAR O EXAME PCR?

Para exames particulares não é necessário pedido médico. Caso o atendimento seja via plano de saúde ou seguro saúde, o pedido médico é obrigatório.

Exames de Sorologia podem ser realizados em unidades dedicadas ou em unidades de atendimento geral. Já os testes de RT-PCR só podem ser realizados em unidades dedicadas para exames da COVID-19.

CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE OS TESTES OFERECIDOS PELA DASA:

Os exames diagnósticos para COVID- 19 podem& ser separados conforme a aplicação em diferentes estágios da infecção e possuem indicações bem precisas para cada caso. Conheça os testes disponíveis e suas indicações:

PARA SABER SER ESTÁ COM COVID-19

TESTES RT-PCR, RT-LAMP E ANTÍGENO

Os testes moleculares (RT-PCR e RT-LAMP) e a Pesquisa de Antígeno SARS-CoV-2 são os exames mais recomendados para saber se ESTÁ com COVID-19.

RT-PCR é o teste molecular padrão ouro para o diagnóstico da COVID-19. Detecta o material genético do vírus SARS-CoV-2 em amostra de nasofaringe colhida através de swab. É indicado no início do quadro clínico, entre o 1º e 10º dia de sintomas.

Também pode ser indicado para indivíduos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas e necessitam investigar se estão infectados. Rastreia assintomáticos, inclusive para pré-operatório de cirurgia eletiva e viagens internacionais.

RT-LAMP também consiste em exame molecular que amplifica RNA (material genético) do vírus, porém por reação isotérmica(a temperatura constante. Apresenta curto período de execução, propiciando resultados rápidos. Apresenta capacidade de detecção viral ligeiramente inferior em relação ao RT-PCR, contudo apresenta excelente correlação em amostras com elevada carga viral, o que ocorre especialmente nos primeiros dias de doença. Realizado também em amostra de nasofaringe, colhido através de swab, entre o 1° e 10° dia de sintomas.

Já o Teste de Antígeno é recomendado entre o 1º e 7º dia de sintomas, podendo ser utilizada para triagem rápida em serviços de atendimento medico. Também pode ser utilizado para testagem seriada (em media a cada 72 horas) em indivíduos assintomáticos que tiveram exposição recente a pessoas infectadas.

Vale ressaltar que teste negativo não exclui possibilidade de infecção. Conforme avaliação médica, pode ser necessário progredir na investigação diagnóstica com outro exames, como RT-PCR. Sempre é recomendado manter as precauções quanto à transmissão viral.

PARA SABER SE JÁ TEVE CONTATO COM O VIRUS DA COVID-19:

SOROLOGIA

Sorologia é o exame que detecta produção de anticorpos, ou seja, resposta imunológica após a exposição ao vírus causador da Covid-19. Ele é realizado a partir de amostra de sangue venoso e deve ser feito após o 14º dia de início dos sintomas ou exposição ao vírus, já que o corpo necessita de alguns dias para produzir anticorpos detectáveis. Dessa forma, esse teste não deve ser utilizado como um exame para descobrir infecção atual e, normalmente, é indicado para pessoas que possuem suspeita de contato prévio com o novo coronavírus há mais de 14 dias.

Existem diversos tipos de sorologias: dosagem de IgG, anticorpos totais e, mais recentemente disponível, anticorpos neutralizantes. Confira a diferença entre eles na tabela resumida dos exames disponíveis.

 

REALIZAÇÃO E AGENDAMENTO DE EXAMES

 

*Lembramos que o pedido médico é obrigatório para a realização do exame, no particular ou via convênio.

 

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

Confira o horário de nossa Central de Atendimento: (85) 3003-6063

Segunda a sexta: 6h às 19h.

Sábados:6h às 12h.

RESULTADOS DE EXAMES

Para garantir sua segurança e oferecer mais facilidade, adequamos a entrega de resultados dos exames de análises clínicas e anatomia patológica, ela será feita exclusivamente em nosso site no campo "Resultados".

SEGURANÇA NO ATENDIMENTO

Cuidar da sua saúde com segurança é a nossa prioridade. Por isso nossos colaboradores vêm recebendo treinamentos e orientações constantes sobre o uso correto de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e avental descartável etc., específicos para cada função. Estamos atentos para garantir um atendimento com qualidade e segurança a todos.

Outras informações sobre o novo coronavírus foram elaboradas pelo nosso corpo clínico e estão disponíveis em nosso site: www.dasa.com.br/coronavirus

 

VEJA ONDE REALIZAR SEU TESTE RT-PCR: Testes COVID-19