Vacina Pentavalente

Prevenção:

Previne as doenças: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus tipo b e poliomielite. É uma vacina inativada. É uma vacina combinada a DTPa. A vacina quíntupla acelular (também chamada “penta’) — inclui a tríplice bacteriana acelular (DTPa), a poliomielite inativada (VIP) e a Haemophilus tipo b (Hib): DTPa-VIP/Hib, lactose, cloreto de sódio, 2-fenoxietanol, hidróxido de alumínio e água para injeção.

Indicações:

É recomendada para crianças a partir de 2 meses de idade e pode ser aplicadas até os 7 anos, sempre que seja indicada cada uma das vacinas incluídas nessas combinações.

Doses:

Aplicar 3 doses aos 2, 4, 6 meses e 1° reforço entre 12-18 meses e 2° reforço entre 4-6 anos de idade.

Contraindicações:

- Maiores de 7 anos

- Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias após a aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis

- Anafilaxia a qualquer componente da vacina.

Eventos adversos:

Os eventos adversos, em geral, se devem ao componente pertussis. Estudos mostram que as reações a esta vacina foram menores quando comparadas com a vacina de células inteiras (DTPw).

- Reações no local da aplicação (vermelhidão, dor, inchaço)

- Febre

- Perda de apetite, vômito, irritabilidade, choro persistente e sonolência (raros)

- De 0,01% a 1% pode apresentar convulsão febril e episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH)

- Menos de 0,01%, problemas neurológicos (inflamação no cérebro, alterações de movimento), inchaço transitório nas pernas com manchas roxas ou pequenos sangramentos transitórios, e anafilaxia.

Os eventos adversos são um pouco mais frequentes nas doses de reforço.